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Este blog é direcionado aos interessados por temas relacionados ao curso de Letras. Para que possamos trocar informações e experiências sobre o que estudamos, aprendemos e ensinamos neste fantástico e surpreendente mundo da linguagem, comunicação, escrita e leitura.

MINHA AUTORIA,

Aqui exponho meus textos e trabalhos (acadêmicos e voluntários). Divulgo-os com a intenção de compartilhar o conhecimento que tenho adquirido durante o curso de Letras.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

ALGUMAS DICAS PARA ELABORAÇÃO DE TEXTOS E REDAÇÕES

Primeiro, se o texto vai ser elaborado a partir do pedido de alguém (professora, psicóloga de seleção de candidato à emprego...) preste atenção no que se pede, se possível faça anotações do que a pessoa diz. Enquanto fala, ela sempre libera dicas do que se espera do seu texto. Analise sobre o que vai escrever e tente entender o assunto, não confunda atualidade com notícia. A violência, a educação, a criminalidade, o tráfico, a saúde, a poluição ambiental, a preservação da natureza, o mundo virtual, entre outros, são assuntos da atualidade que sempre estão na mídia, embora possam não estar em evidência ou questionamento por alguma polêmica.


Sendo assim, se te pedirem redação sobre atualidade, você pode escolher um destes, ou outro tema qualquer que seja atual, sem necessariamente escolher o último assunto do noticiário se você não estiver por dentro do que se trata.

Dica: Se você optar por temas deste tipo, para ficar evidente que você entendeu que é sobre atualidade, você pode começar escrevendo algo assim:

A violência urbana, embora possa não estar explorada pela mídia por alguma polêmica neste momento, é um tema sempre preocupante e atual.[...]

Porém, se o avaliador especificar o assunto, a polêmica ou a notícia que se refere, aí é diferente, e você tem que escrever sobre aquilo que te pediram.

 Deixe o espaço para colocar o título (defina-o no final, escolhendo o nome que melhor defina o que você relatou).

 Primeiro parágrafo: Faça a introdução  Relate de forma sucinta (poucas palavras) o assunto que tratará durante o texto.

 2 ou 3 Parágrafos de Desenvolvimento: Em cada um apresente um argumento e escreva sobre ele.

 Último parágrafo: Fazer boa conclusão (normalmente retomando argumentos e sugerindo soluções);

 Não esqueça: Fazer parágrafos com sentidos completos (comece e conclua a idéia).

 Durante o texto use 3ª pessoa. Ex: O assunto se trata..., Assim fica claro que..., A educação é...

 Não use primeira pessoa durante o texto (nem singular: Eu acho...; nem plural: Nós achamos...);

 Só a conclusão, dependendo do texto, pode estar em 3ª pessoa plural (nós). Exemplo: Concluímos que..., Notamos que..., Definimos que...

 Coerência: um parágrafo tem que ter relação, no que diz respeito ao assunto com o outro.


MODELO DE REDAÇÃO:


Para elaboração de um bom texto, neste caso uma redação para concurso vestibular, devemos explorar todo o conjunto de informações que possuímos, sejam as do nosso conhecimento (que adquirimos por experiência), sejam as fornecidas (coletânea). Sendo assim, vamos começar analisando o que cada texto, ou alguns deles, nos oferece.

IMPORTANTE: Cada pessoa interpreta um texto literário (estórias, poesias, romances, às vezes letra de música, entre outros vários) de uma maneira diferente, de acordo com sua bagagem cultural, escolar, familiar, vivência, entre outros. Por isso não se preocupe com uma interpretação correta, mas em tirar uma idéia principal do que está escrito.

CADA TEXTO FAZ PARTE DA COLETÂNEA APRESENTADA E NÃO ESTÁ EXPOSTO AQUI, MAS O IMPORTANTE É OBSERVAR COMO A IDÉIA PRINCIPAL (QUE É UMA ESPÉCIE DE SÍNTESE E NÃO É CÓPIA) RETIRADA É USADA NA ELABORAÇÃO DA REDAÇÃO.

Texto I – Mais Infância

Idéia Principal: O próprio título já sugere a necessidade de mais infância, a criança tem medo do abandono, da necessidade e de não ser amada. Ela cria fantasias, natural da idade, mais fica com medo de suas próprias fantasias. A criança contemporânea está influenciada pela violência urbana e familiar, seu medo está lhe tirando a infância.

Texto II – Aí pelas três da tarde

Idéia Principal: Todo o estresse do homem moderno, preocupado, ocupado, sem tempo para nada, trabalhando o dia todo. Uma vida de compromissos, sem lazer, sem prazer e sem participação na família, especialmente na formação dos filhos. Retrata a angústia por mudança.

Texto III – Envelhecer: com mel ou fel?

Idéia Principal: A velhice deve ser algo normal e igual para todos.

Obs: Não gostei deste texto.

Texto IV – Canção do Amor-perfeito

Idéia Principal: Com o termo "o tempo seca", fica a impressão que ao envelhecermos perderemos todos os nossos sentimentos e desejos.

DICA: A descrição da velhice nas poesias de Cecília Meirelles sempre leva o leitor a uma reflexão sobre a vida, mas sempre me remete a melancolia. Depois leia (Internet) Retrato e Cântico VIII. Só comecei a ler poesia agora na Faculdade, mas é importante você ler e tentar entender algumas, mesmo as pequenas, são repletas de sentido e enriquecem muito a leitura e capacidade de interpretação do leitor, ampliando a visão para explorar outros tipos de textos.

Texto V – Charge

Idéia Principal: Desde a infância preocupamos com o envelhecimento, mas o importante é manter o espírito jovem.

Texto VI

Idéia Principal: A nossa visão de mundo muda conforme se passam os anos. Tudo passa a ter mais beleza e valor com a vivência.

Obs: Adorei este texto.

Texto VII

Idéia Principal: Não usarei este texto (não me levou a nenhuma reflexão).


Note que algumas destas anotações que fiz serão utilizadas no decorrer do meu texto.

Tema: Entre o nascimento e a morte: experiências diversas


ENVELHECER NO TEMPO CERTO



Na atual sociedade, moderna e globalizada, o homem nunca foi tão inteligente, culto, portador de conhecimentos variados, dinâmico, flexível e bem preparado para as mais diversas situações da vida e da profissão. Tudo graças a fácil acessibilidade às informações, que melhora ainda mais a cada dia. Porém, as pessoas estão envelhecendo precocemente.

Desde crianças, encontram-se sobrecarregadas de atividades, o que vai agravando-se com o passar dos anos. Neste mundo capitalista, onde a família está perdendo seus valores, as crianças têm medo do abandono, da necessidade e de não serem amadas. As crianças contemporâneas estão altamente influenciadas pela violência urbana e doméstica que presenciam, seja em sua própria família ou através dos noticiários. Elas criam fantasias, natural da idade, mas ficam com medo de suas próprias fantasias. As obrigações, tudo em nome de um futuro melhor, aliadas ao medo, estão lhes roubando a infância.

Tornam-se jovens demasiadamente preocupados com uma boa formação escolar e profissional, passam por uma fase adulta extremamente competitiva no mercado de trabalho e, conseqüentemente, desgastante. Todo o estresse das pessoas modernas, preocupadas, ocupadas, sem tempo para nada, trabalhando o dia todo lhes penetra o pensamento. Uma vida de compromissos, sem lazer, sem prazer e sem participação na família, especialmente na formação dos filhos, denuncia a necessidade por mudanças.

Chegam à velhice, quando chegam, com uma péssima qualidade de vida. E muitas vezes com doenças causadas ou agravadas pela vida estressante que levaram. Os idosos, nesta fase, onde requerem tempo e disposição dos familiares, normalmente ficam esquecidos e vistos como um incômodo que atrapalha aqueles que estão lutando pela vida, assim como eles lutaram momentos passados. Um período em que era para usufruirem seus esforços e dedicações, mais uma vez, lhes é tirado, substituído pelo sentimento de depressão e inutilidade, pensam que é o fim da jornada de sua existência.


Diante de tudo isso, notamos que, precisamos voltar a crescer, amadurecer e envelhecer no tempo certo. Temos que educar nossos filhos e lhes condicionar capacitação para terem uma boa profissão, mas não temos o direito de trocar seus brinquedos por computadores e suas fábulas por dicionários de inglês e espanhol. Nossos jovens precisam ser responsáveis, mas amigos, namoros, passeios, sonhos e sorrisos fazem parte da formação do ser humano. A profissão tem que ser escolhida com amor, pois passaremos anos executando a mesma tarefa, e se gostarmos do que fazemos, será gratificante. Nosso tempo tem que ser mais bem distribuído, pois ao olharmos para trás, o que teremos mais saudade serão das pessoas que amamos e de coisas que gostamos de fazer. Tudo isso, impedirá sermos surpreendido com um ataque cardíaco no meio da tarde poucos anos antes da nossa aposentadoria. Precisamos aprender o caminho para trocar as fisioterapias e remédios dos idosos por amor, respeito e admiração, pois pretendemos, um dia, ser um deles. E, por fim, entender que a boa qualidade de vida na velhice é adquirida durante toda a vida.


Importante:

 Selecionar dados (fazendo observações e anotações principalmente quando temos uma coletânea);
 Saber fazer boa introdução (um parágrafo);
 Distribuir bem o desenvolvimento (+ ou – 3 parágrafos);
 Fazer boa conclusão (normalmente retomando argumentos e sugerindo soluções);
 Usar palavras que você conheça bem para não escrever e nem colocar sentido inadequado, mas evitar repetições. Habitue a consultar um dicionário;
 Fazer parágrafos com sentidos completos;
 “Escrever é 1% inspiração e 99% transpiração” (me esqueci o autor), porém, com atenção e capricho seremos capazes de melhorar muito nossos textos.

Goiânia, abril de 2009.


Iêda F. Dias de Sousa, Letras 4 2010/1- Unifan.

Um comentário:

  1. Essas dicas, me ajudarão muito, pois me preocupo sempre quando tenho que fazer uma redação. Principalmente agora que estou na faculdade, tenho muita dificuldade com interpretação de texto. Julia, mãe da suelen

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