SEJA BEM VINDO,

Este blog é direcionado aos interessados por temas relacionados ao curso de Letras. Para que possamos trocar informações e experiências sobre o que estudamos, aprendemos e ensinamos neste fantástico e surpreendente mundo da linguagem, comunicação, escrita e leitura.

MINHA AUTORIA,

Aqui exponho meus textos e trabalhos (acadêmicos e voluntários). Divulgo-os com a intenção de compartilhar o conhecimento que tenho adquirido durante o curso de Letras.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

ARTIGO CIENTÍFICO PARA O SEGUNDO PERÍODO

AULA PROFESSOR NEWTON – ARTIGO CIENTÍFICO

Escrito em 3.ª pessoa singular ou 3.ª pessoal plural (Ex: Este artigo foi elaborado – no lugar de: Nós elaboramos este artigo)

PRÉ-TEXTUAL

Título

Resumo: Objetivo do estudo
Fenômeno estudado
Contexto (onde, quem)
Metodologia
Resultados

Palavras-chave: (3 a 5 palavras) à palavras que definem melhor o que consta em seu trabalho (Ex: Lingüística;, Variação lingüística; fonologia; ditongação...)

TEXTUAL

1.0 INTRODUÇÃO

2.0 ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS

2.1 O que a teoria fala sobre o fenômeno?
2.2 O que é o fenômeno estudado?
2.3 Metodologia: Contexto (Quem? Onde? Técnicas de coleta/análise de dados)
à Divisão em tópicos fica a critério de cada um, isto é só um exemplo de divisão e não uma exigência do professor

3.0 ANÁLISE DE DADOS
- Apresenta os dados
- Análise: categorizar, explicar

4.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS

- Retomar questões colocadas na introdução
- Resumir
- O que não foi pesquisado
- Contribuições

PÓS-TEXTO

Referências bibliográficas (pesquisar Scielo, Google Acadêmico, Delta – sugestões do professor)

Anexos (material de coleta de dados, transcrições, etc)

Obs: Apostila da Bruna (MTC – 1.º semestre) explica tudo sobre o que é, e como é a estrutura de um artigo científico

Nenhum comentário:

Postar um comentário